"O Banco de Portugal adverte que a suposta entidade que atua sob a designação comercial 'Instituição Financeira Portuguesa', através desta página de Facebook, não se encontra habilitada a exercer em Portugal qualquer atividade financeira reservada às instituições sujeitas à supervisão do Banco de Portugal", lê-se na nota à imprensa hoje divulgada pelo banco central.
O Banco de Portugal indicou ainda que as listas das entidades autorizadas a conceder crédito, a atuar como intermediários de crédito e a prestar serviços de consultoria relativamente a contratos de crédito podem ser consultadas no seu 'site' e no Portal do Cliente Bancário.
O regulador e supervisor bancário tem feito vários alertas sobre entidades não autorizadas que têm tentado atuar como entidades financeiras.
Em março, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) disse que o organismo internacional Grupo de Ação Financeira alertou para que a atual conjuntura de crise, provocada pela covid-19, "potencia o aparecimento de comportamentos oportunísticos de natureza ilícita, como a oferta de esquemas de investimento fraudulentos e captação de financiamento com base em informação falsa".