Endividamento da economia 'salta' para 740,6 mil milhões em maio

Os dados foram divulgados pelo Banco de Portugal.

Notícia

© Shutterstock

Notícias Ao Minuto
21/07/2020 10:42 ‧ 21/07/2020 por Notícias Ao Minuto

Economia

Endividamento

O endividamento do setor não financeiro da economia cresceu para 740,6 mil milhões de euros em maio, mês em que se iniciou a fase de desconfinamento em Portugal, de acordo com os dados atualizados pelo Banco de Portugal, esta terça-feira. 

No mês anterior, em abril, altura em que a economia portuguesa esteve quase paralisada por causa do novo coronavírus, o endividamento foi de 736,3 mil milhões de euros em abril.

"Em maio de 2020, o endividamento do setor não financeiro situou-se em 740,7 mil milhões de euros, dos quais 333,7 mil milhões de euros respeitavam ao setor público e 407,0 mil milhões de euros ao setor privado", pode ler-se no comunicado do BdP

Relativamente a abril de 2020, o endividamento do setor não financeiro aumentou 6,3 mil milhões de euros. Este aumento deveu-se aos acréscimos de 3,6 mil milhões de euros do endividamento do setor público e de 2,7 mil milhões de euros do endividamento do setor privado.

"O incremento do endividamento do setor público refletiu-se, sobretudo, no crescimento do endividamento face ao setor financeiro (3,2 mil milhões de euros) e face às próprias administrações públicas (1,3 mil milhões de euros). Estes aumentos foram parcialmente compensados pela redução do endividamento face ao exterior (1,0 mil milhões de euros)", pode ler-se. 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas