Já abriram as candidaturas ao programa de apoio à aquisição de bicicletas em Lisboa. Com este apoio, a Câmara Municipal de Lisboa pretende promover "uma mobilidade mais sustentável", alcançando vários benefícios que vão desde a melhoria da qualidade do ar, da redução de ruído e do congestionamento na cidade, à melhoria da qualidade de vida e saúde de quem habita, trabalha e visita a capital.
O programa tem uma dotação no valor total de 3.000.000 de euros e abrange a compra de bicicletas convencionais, de carga, elétricas, com o apoio de 50%, e adaptadas, com apoio de 75%.
O apoio tem limites de 100 euros para as bicicletas convencionais, 350 euros nas elétricas, 200 nas adaptadas e 500 euros nas de carga.
Para aderir ao programa, submeta a candidatura no site https://www.lisboa.pt/programa-de-apoio-aquisicao-de-bicicletas.
Estão abertas as candidaturas ao Programa de Apoio à Aquisição de Bicicletas para Uso Citadino. Submeta o seu pedido em https://t.co/4VGinn2WtF onde também poderá consultar a lista das lojas aderentes. #Lisboa #mobilidade #bicicleta pic.twitter.com/xi9nT5zzAT
— Lisboa (@CamaraLisboa) August 3, 2020
Com este programa, a autarquia pretende também incentivar o uso da bicicleta no transporte individual e na mobilidade escolar, estando em curso várias iniciativas como a "implementação de uma rede de ciclovias estruturante, conectada e segura, e uma rede de bicicletários e de parqueamento para bicicletas; e ainda cursos onde adultos e crianças aprendem a andar de bicicleta, ou um programa que incentiva os alunos a usarem a bicicleta na deslocação para a escola", salienta a autarquia.