Chinesa CCCC vai ter posição superior a 30% na Mota-Engil
A Mota-Engil não divulgou a identificação deste novo parceiro, mas o Notícias ao Minuto sabe que se trata da China Communications Construction Company (CCCC).
© Mota-Engil
Economia Mota-Engil
A Mota-Engil anunciou, esta quinta-feira, que está na fase final das negociações para um acordo com um "novo acionista" que entrará no capital da empresa com uma posição superior a 30%, de acordo com um comunicado enviado à CMVM. A Mota-Engil não divulgou a identificação deste novo parceiro, mas o Notícias ao Minuto sabe que se trata da China Communications Construction Company (CCCC).
"A Mota-Engil S.G.P.S., S.A. informa que se encontra na fase final das negociações de um acordo de parceria estratégica e investimento (o "Acordo") com um dos maiores grupos de infraestruturas do mundo (top 5), com uma atividade significativa a nível mundial, visando que este grupo (o "Novo Parceiro") se torne um acionista relevante e um parceiro de longo prazo do Grupo Mota-Engil", pode ler-se no comunicado.
Também sem referir quando é que o acordo poderá ser concluído, a Mota-Engil adianta apenas que "se espera que ocorra em breve", segundo o mesmo comunicado. São ainda necessárias as aprovações regulatórias.
No âmbito deste negócio, a Mota Gestão e Participações (MGP) ficará com uma "participação de cerca de 40% do capital social da Mota-Engil, sinal de total empenho e alinhamento com a sua posição histórica no grupo", sendo que o "novo acionista atingirá uma participação ligeiramente superior a 30%".
"Esta nova estrutura acionista e o quadro desta parceria, que se baseia na avaliação do Grupo de cerca de 750 milhões de euros, irá reforçar as capacidades financeiras, técnicas e comerciais do Grupo Mota-Engil, a fim de aumentar as suas atividades em todos os mercados e abrir novas oportunidades para novos desenvolvimentos", considera a empresa.
[Notícia atualizada com mais informação às 10h21]
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com