A Mota-Engil anunciou hoje um acordo de parceria estratégica e investimento com um grande grupo de infraestruturas, sem o identificar, e que ficará com uma posição de 30% após um aumento de capital. No seguimento deste anúncio, a empresa chegou a disparar 9% em bolsa.
Num comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o grupo indica que se encontra na fase final das negociações de um acordo de parceria estratégica e investimento "com um dos maiores grupos de infraestruturas do mundo, com uma atividade significativa a nível mundial", sem no entanto o identificar.
Também sem referir quando é que o acordo poderá ser concluído, a Mota-Engil adianta apenas que "se espera que ocorra em breve", segundo o mesmo comunicado. São ainda necessárias as aprovações regulatórias.
No âmbito deste negócio, a Mota Gestão e Participações (MGP) ficará com uma "participação de cerca de 40% do capital social da Mota-Engil, sinal de total empenho e alinhamento com a sua posição histórica no grupo", sendo que o "novo acionista atingirá uma participação ligeiramente superior a 30%".
A Mota-Engil anunciou, também esta quinta-feira, que registou um prejuízo líquido de cinco milhões de euros no primeiro semestre do ano, valor que compara com o lucro de oito milhões de euros obtidos no mesmo período do ano anterior.