Meteorologia

  • 02 NOVEMBER 2024
Tempo
22º
MIN 15º MÁX 22º

Covid-19. Turismo na UE com quebra de 75% em junho face a fevereiro

O turismo na União Europeia (UE) sofreu uma quebra de 75% em junho face a fevereiro, em consequência da pandemia de covid-19, segundo dados hoje divulgados pelo Eurostat.

Covid-19. Turismo na UE com quebra de 75% em junho face a fevereiro
Notícias ao Minuto

12:08 - 04/09/20 por Lusa

Economia Eurostat

De acordo com o gabinete estatístico europeu, o setor do turismo recuou 75% entre fevereiro (quando o coronavírus SARS-Cov-2 chegou à Europa) e junho, enquanto os restantes serviços apresentaram uma quebra de 16,4%.

No setor do turismo, as agências de viagens e operadores sofreram as maiores quebras na sua atividade (-83,6%), seguindo-se o transporte aéreo (-73,8%), alojamento (-66,4%) e restauração (-38,4%).

Com o alívio das medidas de confinamento, o setor da restauração e similares foi o que mais recuperou entre abril e junho, seguindo-se o do alojamento, com o transporte aéreo a subir ligeiramente e o setor das agências e operadores turísticos a manter-se basicamente no mesmo nível.

O Eurostat indica ainda que o setor da hotelaria e alojamento pesou 79,0 mil milhões de euros em 2017 na UE, o que representa 1,3% do valor acrescentado da economia empresarial não financeira, e a restauração e similares 96,4 mil milhões (1,6%), com quotas de emprego de 1,9% e 4,0%, respetivamente.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 863.679 mortos e infetou mais de 26 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal morreram 1.829 pessoas das 59.051 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório