A Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) detetou 11 casos de contabilistas que terão violado os regulamentos, depois de terem sido pressionados pelos bancos para falsificar declarações de faturação de empresas.
"O contabilista não se pode deixar ceder a estas pressões. Temos de enaltecer todo o trabalho que os contabilistas têm feito, mas também temos de ser muito rígidos com o que possa não estar a cumprir com aquelas que são as principais missões do contabilista, éticas e profissionais", disse a bastonária da OCC, Paula Franco, em declarações à TVI24.
A Ordem já apresentou ao Ministério Público uma queixa sobre as pressões bancárias aos contabilistas, adiantou ainda a bastonária.
Em meados de agosto, a bastonária afirmou que os bancos estavam a pressionar contabilistas para falsificarem declarações para permitir o acesso ao crédito, mas a associação que representa o setor desconhece tais episódios.
Numa 'reunião livre' da OCC, Paula Franco afirmou que os bancos estão "a pedir aos contabilistas para fazerem o 'jeitinho'" - referindo que é mesmo esta a expressão que está a ser utilizada em alguns casos - de passar declarações registando quebras de faturação superiores a 40%, de forma a acederem às linhas de crédito garantidas pelo Estado ao abrigo da pandemia de covid-19, cuja condição de acesso é precisamente esse limiar na quebra de faturação.