A Segurança Social já pagou 88.258 subsídios por isolamento profilático, num montante de 40,2 milhões de euros, anunciou o Ministério do Trabalho e da Segurança Social, esta quarta-feira. A baixa a 100% para os doentes infetados com Covid-19 só chega em outubro, com a "operacionalização" da nova regra.
A tutela lembra que os "subsídios por isolamento profilático têm sido pagos a 100% desde o início" da pandemia. A prestação, criada em março, paga 100% da remuneração de referência dos trabalhadores que, embora não estando doentes, estão impedidos de trabalhar por razões de saúde pública, certificadas pela autoridade de saúde.
Segundo o Correio da Manhã, os doentes que ficaram de baixa médica nos últimos meses ainda não receberam a totalidade do valor que deviam ter recebido pela doença e pelo isolamento profilático que esta exige.
Porém, a tutela esclarece que o subsídio por isolamento tem sido pago a 100%, mas a baixa por doença Covid-19, que foi aprovada recentemente, apenas será "paga em outubro, com retroativos a 25 de julho, data de entrada em vigor do Orçamento Suplementar".
O subsídio de doença em caso de infeção pelo novo coronavírus vai ser pago na totalidade durante os primeiros 28 dias, aprovou o Conselho de Ministros no final de agosto. Foi também aprovada, nessa altura, a falta justificada para os trabalhadores com filhos ou dependentesem isolamento profilático durante os primeiros 14 dias.