A pandemia trocou as voltas a muitos negócios este ano, mas a loja online da IKEA Portugal registou "um dos maiores crescimentos" do grupo Ingka, anunciou a empresa, na terça-feira. A IKEA Portugal fechou o ano fiscal de 2020 com as vendas a atingirem os 438 milhões de euros.
"Num ano atípico, em que a situação pandémica que atravessamos impactou a sociedade e os negócios, levando ao enceramento de lojas em todo o mundo, a IKEA Portugal conseguiu um bom desempenho, concluindo o ano fiscal de 2020 com 438 milhões de euros em vendas totais e com a loja online a registar um dos maiores crescimentos do Grupo Ingka", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
Portugal foi um dos mercados que mais cresceu ao nível do e-commerce, tendo registado um valor anual mais de três vezes superior ao ano anterior, alcançando 66.499 milhões de euros em vendas. Contudo, apresentou um decréscimo das vendas totais de 8,2% face ao ano fiscal anterior.
Mesmo com os desafios criados pela pandemia, a IKEA diz que "continua a transformar o seu negócio para se tornar cada vez mais conveniente, acessível e sustentável".
"Apesar do encerramento temporário das nossas lojas, e do impacto que teve no nosso negócio, a IKEA conseguiu manter um bom desempenho graças ao trabalho e dedicação de todas as pessoas que trabalham na IKEA, que continuam a demonstrar uma forte liderança e empreendedorismo diariamente", afirma Ricardo Pereira, CFO da IKEA Portugal, citado no mesmo comunicado.