Durante este ano, desde que 'chegou' a pandemia, muitos se questionam sobre quando é que o mundo regressa à normalidade. A expectativa da vacina é uma luz ao fundo do túnel, mas a data ainda não é certa e os cuidados são para manter.
Ainda assim, o co-fundador da Microsoft, Bill Gates, antecipa que o regresso à normalidade nos EUA poderá acontecer na primavera de 2021. A expectativa do empresário foi revelada durante uma entrevista ao programa Today na NBC, na quinta-feira da semana passada.
"Os próximos quatro ou cinco meses parecem bastante sombrios, a não ser que possamos reforçar o nosso comportamento", disse Bill Gates, citado pela CNBC.
E acrescentou: "A coisa mais impactante" que as pessoas podem fazer para reduzir a propagação e acabar com a pandemia é seguir o que nos disseram para fazer ao longo de todo este tempo. Exemplos? Distanciamento social e utilização de máscara.
O avanço de tratamentos e as vacinas serão a 'chave' deste processo, antecipa o empresário: "Na primavera, esses recursos serão grandes o suficiente para que nos EUA se comece a mudar drasticamente e a voltar ao normal", antecipa.
A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) anunciou, na semana passada, ter recebido dois pedidos de autorização condicional de comercialização das vacinas desenvolvidas pela BioNTech e Pfizer e pela Moderna para a Covid-19, esperando emitir uma decisão "dentro de semanas".
"Se os dados apresentados forem suficientemente robustos para concluir sobre a qualidade, segurança e eficácia da vacina, o comité científico da EMA para medicamentos humanos concluirá a sua avaliação durante uma reunião extraordinária agendada para 29 de dezembro, o mais tardar", precisa a EMA, justificando que "estes prazos baseiam-se no tipo de dados avaliados até agora no contexto da revisão contínua e podem estar sujeitos a alterações à medida que a avaliação prossegue".