A Polónia e a Hungria terão chegado a um acordo com a Alemanha para desbloquear o orçamento de 2,2 biliões da União Europeia (UE) e o plano de estímulos, disse o vice-primeiro-ministro da Polónia, Jaroslaw Gowin, citado pela Bloomberg.
Ainda assim, sublinhe-se, não são ainda conhecidos os termos do acordo.
"Por enquanto, temos um acordo entre Varsóvia, Budapeste e Berlim", disse Gowin. "Acredito que este acordo vai também incluir as 24 restantes capitais europeias", rematou.
Na terça-feira, a Alemanha apelou à Hungria e à Polónia para levantarem o veto aos orçamentos plurianuais da UE e assim desbloquearem a ajuda do fundo de recuperação pós-pandémica.
A Hungria e a Polónia opõem-se à ideia de associar o desembolso dos fundos da UE ao respeito pelo Estado de direito, razão pela qual vetaram os orçamentos europeus.
Os Estados membros da UE não alcançaram a unanimidade sobre o orçamento plurianual para 2021-2027 e sobre o fundo de recuperação. Este braço de ferro está a irritar alguns chefes de governo, que esperam com impaciência os fundos do plano de relançamento.