Trabalhadores em 'lay-off' registam queda homóloga de 48% em março

O número de trabalhadores em 'lay-off' recuou quase 48% em março face ao período homólogo, mas aumentou 0,9% face a fevereiro, para 5.612, segundo dados da Segurança Social hoje divulgados.

Notícia

© Shutterstock

Lusa
21/04/2025 15:50 ‧ há 4 horas por Lusa

Economia

Lay-off

De acordo com a síntese elaborada pelo Gabinete de Estratégia e Planeamento (GEP) do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social hoje divulgada, o número total de situações de 'lay-off' com compensação retributiva (concessão normal, de acordo com o previsto no Código do Trabalho) registou em março uma diminuição de 5.154 prestações processadas face ao mesmo mês de 2024, correspondendo a um decréscimo de 47,9%.

 

Já na comparação em cadeia, relativamente a fevereiro, observou-se um ligeiro acréscimo de 50 prestações de 'lay-off', o equivalente a uma subida de 0,9%.

Esta ligeira subida acontece após se ter registado em fevereiro o primeiro recuo do número de trabalhadores em 'lay-off' desde outubro de 2024, altura em que este indicador voltou a subir.

Segundo o GEP, o regime de redução de horário de trabalho abrangeu 3.494 pessoas, um recuo de 43,4% (menos 2.676 prestações processadas) face a março de 2024 e uma redução de 7,1% (269 prestações) face a fevereiro.

Já o regime de suspensão temporária registou uma redução homóloga de 53,9% (menos 2.478 processamentos), totalizando em março os 2.118. Já em termos mensais, registaram-se mais 319 processamentos, o que representa um crescimento de 17,7%.

Em março, as prestações de 'lay-off" foram processadas a 355 entidades empregadoras, o que representa uma diminuição de 278 face ao período homólogo e um aumento de 23 face a fevereiro.

Leia Também: Câmara de Cascais diz que adesão à greve na empresa de ambiente ronda 10%

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas