Esta semana foi particularmente marcada pela polémica morte de Ihor Homeniuk às mãos de inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), pelo isolamento profilático do primeiro-ministro, António Costa, e pela atualização das medidas de combate à Covid-19 para o Natal e Ano Novo.
Sempre em cima da atualidade, o Notícias ao Minuto avaliou os principais momentos desta semana que são transversais a vários setores.
- Desemprego registado volta a cair em cadeia. Havia 398.287 inscritos em novembro
O número de desempregados inscritos nos centros de emprego voltou a diminuir face ao mês anterior, de acordo com os dados divulgados esta quinta-feira pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). Em novembro havia 398.287 desempregados inscritos.
- Celebrações de Ano Novo 'canceladas' com recolher obrigatório às 23h00
O primeiro-ministro, António Costa, anunciou, na quinta-feira à noite, as medidas que vão vigorar durante o período do Natal e do Ano Novo. O que se pode dizer, desde logo, é que no Natal as medidas vão 'relaxar' para depois na passagem do ano voltarem a 'apertar'. Aqui, pode consultar sete perguntas e respostas sobre o que pode ou não fazer nesses períodos.
- Orçamento Plurianual da União Europeia de 1,09 biliões de euros aprovado
O Conselho da União Europeia (UE) aprovou o Quadro Financeiro Plurianual da UE para 2021-2017, de um montante de 1,09 biliões de euros, finalizando o processo legislativo que permite que entre em vigor a 1 de janeiro.
- Nove meses depois, morte de Ihor 'mexe' com o SEF
Nove meses depois do alegado homicídio de Ihor Homeniuk, a antiga diretora do SEF Cristina Gatões demitiu-se, após alguns partidos da oposição terem exigido consequências políticas deste caso, tendo Eduardo Cabrita considerado que esta "fez bem em entender dever cessar funções" e que não teria condições para liderar o processo de restruturação do organismo. O tenente-general Luís Francisco Botelho Miguel foi designado pelo Governo como diretor do SEF.
- Ministra confirma: Vacinação deve ter início cá entre 27 e 29 de dezembro
A ministra da Saúde, Marta Temido, confirmou, na quinta-feira, que Portugal deverá dar início à campanha de vacinação contra a Covid-19 entre 27 e 29 de dezembro, em linha com o que foi anunciado pela Comissão Europeia.