A TAP já recebeu os 1.200 milhões de euros do Governo, confirmou ao Notícias ao Minuto fonte oficial do Ministério das Finanças. A notícia, sublinhe-se, foi avançada pelo ECO, dando conta que o 'cheque' foi entregue à companhia aérea ainda no ano passado.
"A TAP recebeu em 2020 à totalidade dos 1.200 milhões de euros do auxílio de emergência à companhia, como aliás estava previsto", respondeu fonte do gabinete de João Leão.
A Comissão Europeia aprovou em 10 de junho um "auxílio de emergência português" à companhia aérea TAP, um apoio estatal de 1.200 milhões de euros para responder às "necessidades imediatas de liquidez" com condições predeterminadas para o seu reembolso.
O Governo apresentou, em dezembro, o plano de reestruturação da TAP, que contempla um máximo de dois mil despedimentos, cortes de 25% nos salários acima de 900 euros e apoios que podem atingir 3,7 mil milhões de euros até 2024.
O plano está agora em Bruxelas para ser avaliado, sendo que uma resposta definitiva poderá chegar no primeiro trimestre do próximo ano.