Governo limita preços do gás de garrafa. Estes são os valores máximos

A estes preços apenas podem acrescer custos com o serviço de entrega, de acordo com o diploma do Governo.

Notícia

© iStock

Notícias Ao Minuto
15/01/2021 09:00 ‧ 15/01/2021 por Notícias Ao Minuto

Economia

botija de gás

Com a entrada num período com restrições mais apertadas, o Governo decidiu sujeitar a preços máximos o gás engarrafado, algo que também já tinha sido feito no primeiro confinamento, de acordo com o diploma do Governo que regula o Estado de Emergência. 

"É estabelecido um regime de preços máximos para o gás de petróleo liquefeito (GPL) engarrafado, em taras 'standard' em aço, nas tipologias T3 e T5, conforme estabelecido no artigo 8.º do Decreto-Lei n.º 5/2018, de 2 de fevereiro", pode ler-se no diploma do Governo. 

Assim, a partir de segunda-feira, dia 18 de janeiro, aplicam-se os seguintes preços máximos, de acordo com os cálculos da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE):

  • O valor máximo do GPL butano na tipologia T3, para as garrafas com capacidade de 12,5kg e 13kg, é de 22,95 euros e 23,87 euros, respetivamente.
  • Já o GPL propano, também na tipologia T3, terá um preço máximo de 19,54 euros, na garrafa de 9kg, e de 23,89 euros, na garrafa de 11kg.
  • No que toca à tipologia T5, o preço do GPL propano não poderá ultrapassar, na garrafa de 35kg, os 68,25 euros e, na garrafa de 45kg, 87,75 euros.

A estes preços apenas podem acrescer custos com o serviço de entrega, nomeadamente nas situações em que as garrafas são adquiridas por via telefónica ou por via eletrónica, e disponibilizadas em local diferente do ponto de venda, segundo o mesmo diploma. 

"No âmbito do dever de prestação de informação dos comercializadores de GPL, os consumidores devem ser informados do preço das garrafas de GPL, bem como do serviço de entrega, sempre que aplicável, previamente ao ato de entrega", pode ler-se. 

Pode consultar o catálogo da ERSE sobre as garrafas comercializadas em Portugal aqui

[Notícia atualizada com os cálculos da ERSE às 10h14.]

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas