CGD vai propor dividendo de 85 milhões de euros relativo a 2020

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) vai propor um dividendo de 85 milhões de euros relativos aos resultados de 2020, adiantou hoje o administrador financeiro do banco, na conferência de imprensa de apresentação de resultados.

Notícia

© REUTERS

Lusa
11/02/2021 18:17 ‧ 11/02/2021 por Lusa

Economia

Caixa Geral de Depósitos

José Brito indicou que este valor está em linha com as recomendações do Banco Centro Europeu (BCE) em termos de dividendos da banca, correspondendo a um impacto de 20 pontos base, de acordo com a recomendação do BCE.

Por sua vez, o presidente da Comissão Executiva do banco, Paulo Macedo, esclareceu que este dividendo só avança caso o BCE autorize.

"Há que devolver dinheiro aos contribuintes", disse, destacando que neste caso não é "a fundo perdido, como no Banif e BPN, mas como um investimento que os portugueses fizeram e com retorno". Caso isso aconteça, o valor será levado à assembleia-geral de maio e distribuído em junho, referiu.

Questionado sobre a possibilidade de pagar um dividendo adicional de forma a cumprir com a política de dividendos do banco, Paulo Macedo disse que a questão "coloca-se se a pandemia e a crise financeira trouxerem boas notícias" e desde que a Caixa "não seja afetada nos seus rácios de solvabilidade".

No dia 15 de dezembro de 2020, o BCE anunciou que os bancos da zona euro podem voltar a pagar dividendos, mas com sujeição a limites, de forma a proteger o seu capital.

A distribuição de dividendos não deverá exceder os 15% dos lucros acumulados de 2019 e 2020 ou 20 pontos base do rácio de capital CET1.

O BCE recomendou, no entanto, que os bancos "exerçam extrema prudência" nessa distribuição e considerem "não distribuírem nenhuns dividendos" até 30 de setembro de 2021.

A CGD registou lucros de 492 milhões de euros em 2020, menos 37% que os 776 milhões de euros registados em 2019, divulgou hoje o banco público.

[Notícia atualizada às 20:48]

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas