O presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, considera que a criação do certificado para livre-trânsito é uma medida importante para a recuperação do turismo, um dos setores mais afetados pela pandemia.
"Esta é uma medida importante para a recuperação de uma das indústrias mais afetadas pela pandemia global. O Turismo de Portugal e os seus congéneres europeus manifestaram recentemente em Lisboa estar preparados e disponíveis para colaborar com a Comissão Europeia para que esta solução venha a ser implementada em tempo recorde no espaço europeu e possa, em breve, ser extensível a mercados não Schengen", refere o Luís Araújo, citado num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
A Comissão Europeia propôs, na quarta-feira, a criação de um livre-trânsito digital para comprovar a vacinação, testagem ou recuperação da Covid-19, visando retomar a livre circulação, um documento bilingue e com código QR que quer em vigor até junho.
Segundo Bruxelas, assegurado está o "estrito respeito pela não discriminação e pelos direitos fundamentais dos cidadãos".
Funcionando de forma semelhante a um cartão de embarque para viagens, este livre-trânsito estará disponível em formato digital e/ou papel, terá um código QR para ser facilmente lido por dispositivos eletrónicos e será disponibilizado gratuitamente e na língua nacional do cidadão e em inglês, de acordo com a proposta da Comissão Europeia.
Leia Também: Custo da mão-de-obra por hora sobe 3,0% na zona euro