A aprovação do plano de reestruturação da TAP deverá acontecer "entre abril e maio", disse o chairman da TAP, Miguel Frasquilho, em entrevista ao Jornal de Negócios, na edição desta sexta-feira.
O Notícias ao Minuto questionou fonte do Ministério das Infraestruturas e Habitação sobre se esta é também a expectativa do Governo, mas até ao momento ainda não foi possível obter uma resposta.
"A minha sensação é que a Comissão Europeia considera o plano sólido, credível e resiliente", disse o chairman da TAP em declarações ao mesmo jornal.
Na quinta-feira, a Comissão Europeia confirmou ter recebido um pedido de Portugal para prestar um auxílio estatal intercalar à TAP, que o Governo anunciou ser de até 463 milhões de euros, estando Bruxelas a analisá-lo como "questão prioritária".
Em comunicado divulgado na passada sexta-feira, o Governo justificou que este auxílio intercalar à TAP de até 463 milhões de euros visa permitir à companhia aérea "garantir liquidez até à aprovação do plano de reestruturação", que continua a ser apreciado pela Comissão Europeia, ainda sem data para a sua conclusão.
Como consequência, adiantaram, o montante de necessidades de tesouraria da companhia constante do Plano de Reestruturação deverá ser ajustado, dos atuais 1.200 milhões de euros.
Questionada sobre a apreciação do plano, a fonte oficial da Comissão Europeia disse à Lusa que "a avaliação da Comissão sobre o plano de reestruturação apresentado por Portugal para a TAP está em curso".
Leia Também: TAP. Plano de reestruturação contempla redução de custos com 'handling'