O Instituto Nacional de Estatística (INE) anunciou, esta segunda-feira, que começa hoje a primeira fase dos Censos 2021 com a distribuição das cartas com a informação necessária para a resposta à "maior operação estatística do país". O INE recomenda, por isso, aos cidadãos que estejam atentos às suas caixas de correio, sendo que a fase de respostas arranca a 19 de abril.
A agência de estatísticas explica que "as cartas, que serão colocadas nas caixas de correio pelos recenseadores, contêm os códigos e toda a informação necessária para a resposta aos Censos através da Internet".
Além disso, alerta que os recenseadores do INE estão munidos com cartão de identificação e colete alusivo aos Censos 2021.
A partir de 19 de abril arranca a fase de resposta aos Censos pela Internet, preferencialmente até dia 3 de maio, através deste link.
Inicia-se hoje, dia 5 de abril, a primeira fase dos Censos 2021 com a distribuição das cartas© INE
"A resposta aos Censos 2021 pela Internet permite uma abordagem fácil, segura e rápida para os cidadãos. No atual contexto epidemiológico, este modo de recolha de dados reveste-se da maior relevância, tendo em conta que minimiza os contactos entre recenseadores e a população", acrescenta o INE.
Se não conseguir responder pela Internet, o INE disponibiliza outros modos de resposta:
- telefone, para grupos da população com maior dificuldade na resposta pela Internet ou impedidos de contacto presencial;
- e-balcão nas Juntas de Freguesia, mediante as condições de acessibilidade locais e em função da respetiva situação de saúde pública;
- autopreenchimento dos questionários em papel, entregues pelos recenseadores, que cumprem um rigoroso Protoloco de Saúde Pública
O @pt_INE inicia hoje a distribuição das cartas para resposta aos Censos 2021 contendo os códigos e toda a informação necessária para a resposta aos #censos2021 através da Internet.
— República Portuguesa (@govpt) April 5, 2021
Contamos todos, contamos com todos.
Saiba mais em https://t.co/Prcm9MI03U pic.twitter.com/fWbLfH5HMO
Leia Também: Censos 2021. Códigos começam hoje a ser entregues