"Temos tido o cuidado de, numa ilha como o Porto Santo, majorar em mais dez pontos percentuais, fazendo uma discriminação positiva às candidaturas, para que os empresários do Porto Santo tenham uma ajuda suplementar, que é justa, devido à ultraperiferia", afirmou o secretário regional da Economia, Rui Barreto.
O governante falava no Centro Cultural e de Congresso do Porto Santo, na cerimónia de assinatura de contratos com 28 empresários locais, no âmbito do Sistema de Incentivos Funcionamento 2020.
Rui Barreto disse que 126 empresas do Porto Santo já receberam apoios no valor de 3,2 milhões de euros.
"O Governo tem feito um esforço enormíssimo do orçamento regional para empregar todos os meios a favor da economia e tem-no feito a expensas próprias", afirmou.
Ainda segundo Rui Barreto, o financiamento obtido pelo Governo Regional em 2020, através de empréstimo bancário, de 458 milhões de euros, "tem sido, não só para apoiar a economia, mas também apoiar socialmente os sobrecustos que a pandemia [de covid-19] acarreta para a área da saúde."
De acordo com o secretário da Economia, do executivo de coligação PSD/CDS-PP, na região autónoma já foram aprovadas 1.285 candidaturas ao Sistema de Incentivos Funcionamento 2020, num total de 1.862, para uma verba de 22 milhões de euros de despesa pública.
Os apoios são a fundo perdido e destinam-se a cobrir despesas de tesouraria, tais como eletricidade, água, rendas e salários.
Leia Também: Covid-19. Madeira com mais 20 casos e 19 recuperações