Fatura da luz desceu ligeiramente no 2.º semestre. E a do gás natural?

Os preços da eletricidade desceram ligeiramente na segunda metade do ano passado, em linha com o que aconteceu na UE. Relativamente ao gás natural, Portugal registou o terceiro aumento mais expressivo entre os Estados-membros, segundo os dados do Eurostat.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
26/04/2021 10:59 ‧ 26/04/2021 por Notícias ao Minuto

Economia

eletricidade

No 2.º semestre de 2020, Portugal registou uma descida de 2,1% dos preços de eletricidade no segmento doméstico, face ao semestre homólogo de 2019, de acordo com os dados divulgados pelo Eurostat e pela ERSE, esta segunda-feira. Na UE também se verificou uma ligeira descida. 

"Portugal é o 8.º país da União Europeia com os preços mais elevados, sendo que os preços mais baixos ocorrem nos países do leste da Europa", explica a ERSE, em comunicado, no seguimento dos dados do Eurostat.

No 2.º semestre de 2020, Portugal registou uma descida dos preços de eletricidade nos segmentos doméstico (-2,1%) e não-doméstico (-5,4%), face ao semestre homólogo de 2019, "sendo a descida mais acentuada nos preços médios de eletricidade do segmento não-doméstico", refere  a ERSE, em comunicado. 

Portugal no 'top' das subidas do preço do gás

Relativamente ao gás natural, Portugal registou o terceiro aumento mais expressivo entre os países da UE, segundo o gabinete de estatísticas europeu. 

O maior acréscimo verificou-se na Alemanha (+5,4%), seguido pelos Países Baixos (+4,7%) e Portugal (+0,9%). "Os aumentos de impostos afetaram principalmente o aumento nos Países Baixos. O custo da energia foi o principal fator para os aumentos na Alemanha. Ambas as componentes influenciaram o aumento em Portugal", adianta o Eurostat. 

Na segunda metade de 2020, os preços médios da eletricidade para as famílias na União Europeia diminuíram ligeiramente para 21,3 euros por 100 kWh, em comparação com os 21,7 euros 100 kWh no período homólogo.

Já os preços médios do gás na UE também diminuíram ligeiramente, situando-se nos 7,0 euros por 100 kWh no segundo semestre de 2020. 

Leia Também: Défice acumulado da dívida tarifária de eletricidade deve recuar este ano

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas