Abril trouxe boas notícias. Os dados divulgados esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) revelam que os indicadores de confiança dos consumidores e de clima económico aumentaram "significativamente" neste mês que agora está quase a terminar e que ficou marcado pelo desconfinamento.
"Em abril, o indicador de confiança dos consumidores aumentou significativamente, à semelhança do mês anterior, aproximando-se do nível observado em março de 2020", adianta o INE.
Quer isto dizer que o nível de confiança dos consumidores voltou a subir para o patamar verificado no início da pandemia.
Também o indicador de clima económico aumentou "de forma expressiva em março e abril", superando ligeiramente o nível observado no início da pandemia, em março de 2020, de acordo com o INE.
"Em abril, os indicadores de confiança aumentaram na Indústria Transformadora, na Construção e Obras Públicas, no Comércio e nos Serviços", adianta a agência de estatísticas.
O INE explica ainda que a melhoria dos indicadores de confiança e de clima em março e abril ocorreu num "contexto de abrandamento significativo dos efeitos sobre a saúde pública da pandemia Covid-19 face ao observado nos meses anteriores".
O Governo aprova hoje medidas para a última fase do plano de desconfinamento que deverão incluir o regresso dos grandes eventos exteriores, de todas as modalidades desportivas e o levantamento de restrições horárias dos restaurantes, cafés e pastelarias.
[Notícia atualizada às 09h43]
Leia Também: AO MINUTO: Alívio de restrições aprovado hoje; 1.º evento-teste em Braga