Chipre apresenta plano de estímulos económicos de 4,4 mil milhões

O presidente cipriota apresentou segunda-feira um plano de estímulos económico, no montante de 4,4 mil milhões de euros, que classificou como "o mais ambicioso de sempre" na história de 61 anos do país como república independente.

Notícia

© Reuters

Lusa
18/05/2021 06:24 ‧ 18/05/2021 por Lusa

Economia

Chipre

 

Nicos Anastasiades disse que o plano quinquenal pretende aumentar o produto interno bruto em sete por cento e criar 11 mil empregos no Estado membro da União Europeia, que tem uma população próxima dos 875 mil.

"O plano 'Chipre -- o Dia Seguinte' é um passo corajoso e um novo e necessário modelo de desenvolvimento para o futuro", disse Anastasiades a jornalistas.

"É um mapa para a era pós-Covid-19", sintetizou.

Anastasiades detalhou que o dinheiro do plano viria do programa europeu de recuperação e resiliência, em 1,2 mil milhões de euros, dos fundos estruturais (1,8 mil milhões) e 1,4 mil milhões do setor privado ou de parcerias publico-privadas.

O plano vai canalizar o financiamento para cinco áreas, a saber, saúde, economia verde, competitividade, digital e formação.

Sem avançar muitos detalhes, Anastasiades mencionou alguns exemplos.

No caso da saúde falou em modernização e atualização de hospitais públicos e privados, incluindo a compra de novos equipamentos e na promoção da geração de energia limpa aludiu á instalação de painéis fotovoltaicos nas escolas e edifícios públicos.

Anastasiades acrescentou que as autoridades iam aumentar os esforços no combate à corrupção, depois das fortes críticas que o governo recebeu pelo programa de investimentos-por-cidadania.

Chipre vai a eleições legislativas em 30 de maio, o que não interfere com o mandato presidencial de Anastasiades, que só termina em 2023.

 

Leia Também: Presidente turco atribui a Nicósia fracasso das conversações sobre Chipre

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas