O projeto de requalificação do Miradouro do Zebro, em Oleiros, distrito de Castelo Branco, tem a assinatura do arquiteto Siza Veira, sendo que o investimento previsto ronda os dois milhões de euros.
Segundo o despacho publicado em Diário da República, assinado pelos secretários de Estado da Descentralização e da Administração Local, Jorge Botelho, e pelo secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Paulo Catarino, este é um projeto de "interesse público".
A obra inclui a construção de uma ponte suspensa que irá ligar os concelhos de Oleiros, Pampilhosa da Serra e Fundão.
A estrutura terá 225 metros quadrados e ficará suspensa no cimo da serra com uma área visitável e utilizável que supera os 80 metros quadrados.
O Miradouro do Zebro é um dos geossítios onde se podem observar materiais que constituíam os fundos marinhos, há cerca de 500 milhões de anos, e que agora surgem a formar os cumes da Serra do Muradal.
Para o presidente da Câmara de Oleiros, Fernando Marques Jorge, esta recuperação do miradouro do Zebro, na serra do Muradal, na freguesia do Estreito/Vilar Barroco, "é uma obra muito importante para o concelho".
"Muito contribuirá para o crescimento do turismo nesta região. Acresce que ter a assinatura dum dos mais prestigiados e premiados arquitetos do mundo é uma garantia de sucesso desta impressionante estrutura", refere o autarca.
O projeto tem como objetivo a requalificação de um espaço de contemplação já existente (miradouro), com a construção de uma plataforma de visualização da envolvente com uma vista panorâmica de 360 graus, dominando o extenso vale percorrido pelo rio Zêzere, sendo constituído por uma plataforma de planta circular sustentada em consola fixa na rocha.