Saída da lista verde? Turismo do Algarve fala em "decisão política"

O presidente do Turismo do Algarve, João Fernandes, classificou hoje como "política" a decisão do Reino Unido de retirar Portugal da "lista verde" de viagens, impondo quarentena a partir de terça-feira a quem chega a território britânico.

Notícia

© dr

Lusa
04/06/2021 13:41 ‧ 04/06/2021 por Lusa

Economia

Covid-19

uma decisão que o Governo britânico tomou por uma questão de política interna e não por uma questão de risco", afirmou o presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA), frisando que a justificação dada pelas autoridades do Reino Unido "não utiliza Portugal como referência" para as infeções de Covid-19 e até Malta, "que tem uma incidência de nove casos por 100.000 habitantes, ficou de fora" da "lista verde".

João Fernandes reconheceu que a decisão britânica "tem impacto claro na região", por o Reino Unido ser o "principal mercado emissor" de turistas para o Algarve, e lamentou os "constrangimentos" que a medida causa, "desde logo para os que já cá estão e têm a sua volta prevista para depois de terça-feira, que é o dia a partir do qual esta medida tem efeito".

"Estamos já a assistir a uma concentração de voos de repatriamento e a um cancelamento de voos para o período posterior e das reservas também em hotéis. Esperemos que esta medida seja revista o mais rápido possível, porque ela é de todo injusta", considerou.

João Fernandes disse ainda que o Algarve teve "100.000 movimentos de passageiros de origem britânica durante as duas últimas semanas" e que, segundo dados fornecidos pela Administração Regional de Saúde entre os passageiros britânicos, "houve apenas a registar -- e todos eles são testados -- seis casos".

"Seis casos por 100.000 habitantes é um número muito inferior àquele que se regista no próprio Reino Unido, até porque os britânicos, antes de viajarem para Portugal, têm de fazer um [teste] PCR", acrescentou.

Agora, disse, a região tem de "olhar para frente e continuar a apostar noutros mercados que estão a ter boa procura pelo Algarve, como os mercados alemão, francês, espanhol irlandês, holandês", que estão a "reconhecer Portugal como um destino seguro e o melhor destino de praia do mundo, de acordo com o último reconhecimentos dos World Travel Awards".

O representante considera que Portugal pode regressar à "lista verde" na próxima reavaliação do Governo britânico, dentro de cerca de três semanas.

"Até porque, sendo claramente uma decisão política, porque o Governo britânico apostou que até 21 de junho concluiria o seu processo de desconfinamento, faz sentido que essa revisão seja favorável a uma abertura a vários países, incluindo Portugal", argumentou.

João Fernandes deixou ainda um alerta aos turistas britânicos que "agora regressam à pressa", lembrando que podem recorrer aos cerca de 130 locais de testagem à Covid-19 identificados no sítio www.visitalgarve.pt, antes de se deslocarem para o aeroporto, para facilitar os controlos e a sua saída do país.

A decisão de saída de Portugal da "lista verde" surge apenas três semanas depois de o Governo britânico ter tomado uma decisão em sentido contrário, criando expectativas positivas no turismo algarvio e nacional, que agora se viram frustradas.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 3.704.003 mortos no mundo, resultantes de mais de 172 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 17.029 pessoas dos 851.031 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Leia Também: Ryanair condena decisão "bizarra" do Reino Unido

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas