Vídeo polémico: TAP abre processo de inquérito, Governo está "indignado"
O vídeo tem estado a circular nas redes sociais e entre os trabalhadores da TAP, sabe o Notícias ao Minuto, suscitando polémica numa altura em que vários trabalhadores estão de saída da companhia aérea.
© Getty Images
Economia TAP
A TAP abriu um processo de inquérito e o Governo mostrou-se "indignado" no seguimento de um vídeo que está a circular nas redes sociais e que envolve dois responsáveis da área de recursos humanos da companhia aérea a comentar um processo de recrutamento em Madrid. Isto, numa altura em que está em cima da mesa um processo de despedimento coletivo na TAP.
"Tendo tomado conhecimento de uma publicação nas redes sociais na qual intervêm, a título pessoal, dois trabalhadores da companhia, com responsabilidades na área dos recursos humanos e dado o momento que a TAP vive, em que a todos nós são pedidos sacrifícios, decidiu o conselho de administração abrir, de imediato, um processo de inquérito seguido dos procedimentos disciplinares aplicáveis a esta situação", referiu fonte oficial da TAP, em resposta às questões colocadas pelo Notícias ao Minuto.
Em causa está um vídeo publicado na página do Facebook do responsável dos recursos humanos da Manutenção & Engenharia da TAP, João Falcato, no qual surge acompanhado pelo diretor de recursos humanos da companhia aérea, Pedro Ramos, no qual afirmam estar a recrutar pessoas para a TAP Madrid, para a área de carga.
"Neste momento delicado da vida da companhia, o Conselho de Administração expressa a sua solidariedade para com todos os trabalhadores da TAP e apela ao bom senso e recato de todos", adiantou a mesma fonte.
Ministério diz estar "indignado" com o vídeo
O Notícias ao Minuto questionou também fonte da tutela sobre este alegado processo de recrutamento, que respondeu que o "Ministério das Infraestruturas e da Habitação está indignado com o vídeo que circula com dois trabalhadores da TAP com elevadas responsabilidades na companhia, sendo um deles o diretor de Recursos Humanos, e aguarda pelos resultados do processo de inquérito instaurado pela TAP".
"Estamos em Madrid eu e o meu colega e amigo, João Falcato. Já fizemos seleção de pessoas esta tarde", começa por dizer o diretor de recursos humanos da TAP, Pedro Ramos.
Não, isto nao é aceitável. Não, o diretor de recursos humanos da TAP, não pode andar a dizer à boca cheia, que está em Espanha a recrutar. Não quando a empresa está prestes a enfrentar um processo de DESPEDIMENTOS COLETIVO.
— Inês João Rodrigues (@inesjfrodrigues) June 15, 2021
NÃO! pic.twitter.com/Vd2wnnWNYm
Quase 50 tripulantes de cabine da TAP vão ser alvo de um processo de despedimento coletivo, após terem sido colocados em regime de lay-off, alertou o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) no início do mês.
A TAP está a ser alvo de um processo de reestruturação, devido à situação financeira difícil causada pela pandemia, que implicou a redução do número de trabalhadores.
Leia Também: Hungria-Portugal: Campeão europeu dá pontapé de saída rumo a Londres
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com