Esta semana ficou marcada pelo encerramento da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia, numa altura em que os números da pandemia por cá continuam numa trajetória ascendente. O Governo adotou medidas mais restritivas em alguns concelhos na tentativa de conter a propagação da Covid-19.
Sempre a par da atualidade, o Notícias ao Minuto avaliou os momentos fundamentais desta semana que são transversais a vários setores. Conheça-os através dos principais números.
- Portugal já recebeu o primeiro cheque da 'bazuca'. São 5,4 milhões de euros
Portugal recebeu esta semana o primeiro cheque no âmbito da 'bazuca' europeia, no valor de 5,4 milhões de euros, e estima receber mais 200 milhões nos próximos dias. Este primeiro montante terá como destino a região autónoma da Madeira.
- Dívida pública sobe para 274,8 mil milhões à boleia do dinheiro do SURE
A dívida pública na ótica de Maastricht - que é a que conta para Bruxelas - subiu para 274,8 mil milhões de euros até maio, de acordo com os dados atualizados na quinta-feira pelo Banco de Portugal (BdP). Em abril, recorde-se, a dívida pública tinha sido de 272,7 mil milhões de euros.
- Seis meses depois, Presidência portuguesa acaba "com olhos postos no futuro"
O primeiro-ministro, António Costa, disse, na quarta-feira, que Portugal acaba a presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE) com o olhar no futuro, depois do caminho percorrido ao longo dos últimos seis meses. A Cimeira da Recuperação foi o último evento político da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia e decorreu no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, sob a organização do Ministério das Finanças.
- Teletrabalho passa a ser obrigatório em 45 concelhos
A evolução da pandemia fez com que o número de concelhos em que o teletrabalho é obrigatório aumente de 28 para 45, por se encontrarem em risco elevado ou muito elevado. De acordo com a informação mais recente, há 26 concelhos em risco elevado, por apresentarem por duas semanas consecutivas taxas de incidência acima de 120 casos por cem mil habitantes (ou superior a 240 nos concelhos de baixa densidade) e 19 em risco muito elevado (por registarem taxas de incidência duas vezes superiores àqueles valores).
- Taxa de desemprego terá subido para 7,2% em maio
A taxa de desemprego terá subido para 7,2% em maio, indicam os dados preliminares divulgados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Em abril a taxa de desemprego tinha sido de 7%, confirmou a agência de estatísticas.
Leia Também: AO MINUTO: Internamentos 'recuam' a abril; Rt e incidência a subir