Do 1.º cheque da bazuca ao desemprego: Os cinco números da semana

Sempre a par da atualidade, o Notícias ao Minuto avaliou os momentos fundamentais desta semana que são transversais a vários setores. Conheça-os através dos principais números.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
03/07/2021 08:30 ‧ 03/07/2021 por Notícias ao Minuto

Economia

História da semana

Esta semana ficou marcada pelo encerramento da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia, numa altura em que os números da pandemia por cá continuam numa trajetória ascendente. O Governo adotou medidas mais restritivas em alguns concelhos na tentativa de conter a propagação da Covid-19.  

Sempre a par da atualidade, o Notícias ao Minuto avaliou os momentos fundamentais desta semana que são transversais a vários setores. Conheça-os através dos principais números.

  • Portugal já recebeu o primeiro cheque da 'bazuca'. São 5,4 milhões de euros

Portugal recebeu esta semana o primeiro cheque no âmbito da 'bazuca' europeia, no valor de 5,4 milhões de euros, e estima receber mais 200 milhões nos próximos dias. Este primeiro montante terá como destino a região autónoma da Madeira.

  • Dívida pública sobe para 274,8 mil milhões à boleia do dinheiro do SURE

A dívida pública na ótica de Maastricht - que é a que conta para Bruxelas - subiu para 274,8 mil milhões de euros até maio, de acordo com os dados atualizados na quinta-feira pelo Banco de Portugal (BdP). Em abril, recorde-se, a dívida pública tinha sido de 272,7 mil milhões de euros.

  • Seis meses depois, Presidência portuguesa acaba "com olhos postos no futuro"

O primeiro-ministro, António Costa, disse, na quarta-feira, que Portugal acaba a presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE) com o olhar no futuro, depois do caminho percorrido ao longo dos últimos seis meses. A Cimeira da Recuperação foi o último evento político da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia e decorreu no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, sob a organização do Ministério das Finanças.

  • Teletrabalho passa a ser obrigatório em 45 concelhos

A evolução da pandemia fez com que o número de concelhos em que o teletrabalho é obrigatório aumente de 28 para 45, por se encontrarem em risco elevado ou muito elevado. De acordo com a informação mais recente, há 26 concelhos em risco elevado, por apresentarem por duas semanas consecutivas taxas de incidência acima de 120 casos por cem mil habitantes (ou superior a 240 nos concelhos de baixa densidade) e 19 em risco muito elevado (por registarem taxas de incidência duas vezes superiores àqueles valores).

  • Taxa de desemprego terá subido para 7,2% em maio

A taxa de desemprego terá subido para 7,2% em maio, indicam os dados preliminares divulgados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Em abril a taxa de desemprego tinha sido de 7%, confirmou a agência de estatísticas.

Leia Também: AO MINUTO: Internamentos 'recuam' a abril; Rt e incidência a subir

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas