A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) defende que o certificado digital deve ser utilizado em "pleno" pelos estabelecimentos do setor, de modo a que possam funcionar sem restrições.
"A AHRESP considera mesmo que as empresas de restauração, similares e do alojamento turístico devem poder utilizar esta ferramenta para funcionar em pleno, sem restrições de horários, ou para reabrir negócios atualmente fechados, como a animação noturna", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
A Associação considera que "com o avanço do processo de vacinação em Portugal e a facilitação das deslocações permitidas pelos certificados digitais, através dos quais se pode controlar a realização e respetivos resultados de testagem, o nível de vacinação ou, também, a recuperação por Covid-19, é hoje mais simples e seguro evitar a propagação" da doença, segundo o mesmo comunicado.
Em menos de três semanas, já foram emitidos cerca de 1,5 milhões de certificados digitais Covid-19 da União Europeia em Portugal.
Leia Também: Vendas a retalho sobem em maio na zona euro e na UE