O Conselho do Banco Central Europeu (BCE) publicou, esta quinta-feira, a sua nova estratégia de política monetária, na qual adota "um objetivo simétrico de 2% para a inflação a médio prazo", explicou o Banco de Portugal (BdP), em comunicado.
"O Conselho do BCE considera que a estabilidade de preços é assegurada mais eficazmente com um objetivo de 2% para a inflação a médio prazo. Este objetivo é simétrico, o que significa que os desvios negativos e positivos da inflação face ao objetivo são igualmente indesejáveis", revelou o supervisor da banca português.
Esta decisão era já esperada, tendo sido avançada, na quarta-feira, pela agência Bloomberg.
Além disso, o BCE anunciou também que vai "integrar mais" as alterações climáticas nas decisões de política monetária, uma prioridade consagrada na sua nova estratégia.
A instituição quer "integrar mais as considerações relativas às alterações climáticas no seu quadro de ação", nomeadamente na compra de dívida de empresas e na comunicação e avaliação de riscos", indicou o BCE em comunicado.
"Quando a economia está a funcionar próximo do limite inferior das taxas de juro nominais, são necessárias medidas de política monetária particularmente vigorosas ou persistentes para evitar que desvios negativos do objetivo para a inflação se enraízem. Tal pode também implicar um período transitório, durante o qual a inflação se situe moderadamente acima do objetivo", adianta ainda o BdP.
O BCE confirma ainda que o IHPC permanece a medida de preços adequada e recomenda a inclusão, com o tempo, dos custos com a habitação ocupada pelo proprietário.
Leia Também: Emissões líquidas de títulos por residentes negativas em maio