Nos dias que correm, a transição digital é essencial para a sobrevivência das empresas no mercado. Contudo, as pequenas e médias empresas (PME) podem ter menos disponibilidade financeira para investir no mundo digital e, assim, distinguir-se dos seus concorrentes.
Ainda assim, há algumas formas de melhorar a posição no digital, conforme sugere a Minty Lab, empresa que fornece soluções digitais integradas a empresas.
1. Apostar: "Investir na educação dos colaboradores para que tenham ferramentas que possibilitem o desenvolvimento da pegada digital da marca, sem que seja necessário investir em mão de obra especializada contínua, uma vez que isso representaria um custo extra para a empresa."
2. Avaliar: "Avaliar se a presença online está alinhada com a oferta da empresa no mercado e de que forma esta pode ser rentabilizada para garantir o seu sucesso e crescimento. Por exemplo, verificar se o target para o qual é feita a comunicação online é o mesmo que, efetivamente, compra o produto ou serviço offline, uma vez que a mensagem deve estar alinhada nos dois canais."
3. Adaptar: "Adaptar a oferta da marca ao feedback dos consumidores e às necessidades impostas pela digitalização, através da gestão dos dados recolhidos nas plataformas online, que podem ser utilizados para melhorar o posicionamento e oferta."
Leia Também: Rumor de entrada da Amazon nas moedas digitais levou bitcoin a valorizar