A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) revelou, na segunda-feira, que vai começar a publicar, "com alguma regularidade", um barómetro da eletricidade, que permitirá perceber quais são os cinco melhores tarifários para dois perfis: um com duas pessoas e outro com um casal e dois filhos.
"Para mostrar as poupanças que se conseguem alcançar com os tarifários mais em conta, iremos publicar, com alguma regularidade, um barómetro da eletricidade para dois perfis de lares: um com duas pessoas e outro com um casal e dois filhos. Para estes perfis, os mais comuns em Portugal, revelamos os cinco melhores tarifários", sublinha a Associação, em comunicado.
Para ambos os perfis, revela a DECO, "a poupança anual, face a quem tem a tarifa regulada (SU Eletricidade) ronda os 45 euros, no caso de um lar com duas pessoas, e os 102 euros, para um casal com dois filhos. Para ter noção se está a poupar face à tarifa regulada, consulte a sua fatura: todos os fornecedores têm de indicar a diferença entre aquela e os preços do seu contrato".
Os cinco tarifários mais económicos para um lar com duas pessoas
Para o primeiro perfil a DECO considerou uma casa onde vivem duas pessoas, que contrataram uma potência de 3,45 kVA e têm um consumo anual de 1700 kWh© DECO
Os cinco tarifários mais económicos para um casal com dois filhos
No segundo perfil, os cálculos são para uma casa onde vive um casal com dois filhos, que contratou uma potência de 6,9 kVA e consome 4000 kWh por ano (2400 kWh fora de vazio e 1600 kWh em vazio)© DECO
Leia Também: Quer poupar na fatura da luz? Este simulador pode ajudar