O Pingo Doce disponibiliza, a partir desta terça-feira, 180 receitas no seu site que pretendem ajudar as famílias portuguesas a reduzirem o desperdício alimentar nas suas casas. O objetivo desta campanha é que sejam poupados "recursos e o ambiente".
Em comunicado, o Pingo Doce explica que esta iniciativa está relacionada com o Dia Internacional da Consciencialização Sobre Perdas e Desperdício Alimentar, que se assinala na quarta-feira, dia 29 de setembro.
"O bolo de cascas de banana, as chips de cascas de cenoura e a água de kiwi, maçã, limão e laranja, são alguns exemplos do aproveitamento das cascas dos produtos. Já o frango com legumes à brás e os legumes salteados com massa e queijo feta são dois exemplos de receitas que reaproveitam sobras de refeições anteriores", refere a cadeia de supermercados no mesmo comunicado.
O Pingo Doce diz ter colocado em prática um conjunto de iniciativas para combater o desperdício alimentar que, no ano passado, evitou "que cerca de 11.700 toneladas de alimentos fossem desperdiçados".
"O combate ao desperdício alimentar é uma missão e um compromisso sério para o Pingo Doce, que foi o primeiro retalhista alimentar em Portugal a calcular, a verificar de forma independente e a divulgar publicamente a sua pegada de desperdício alimentar", adianta a marca no mesmo comunicado.
A empresa do grupo Jerónimo Martins destaca ainda que quando os alimentos estão aptos para consumo, mas não podem ser vendidos, são doados a instituições. Além disso, "os legumes considerados 'feios' que costumavam ser deixados nos campos de cultivo pelos produtores devido à dificuldade de escoamento são comprados pelo Pingo Doce e incorporados nas sopas feitas nas cozinhas centrais, ou transformados em legumes prontos a utilizar".
Também para evitar o desperdício alimentar, os produtos prestes a atingir o prazo de validade são identificados com uma etiqueta de preço com cor laranja e vendidos com desconto.
Leia Também: Pingo Doce junta-se a iniciativa internacional de redução de emissões