A escalada do preço da eletricidade continua sem ter fim à vista. Na quinta-feira, dia 6 de outubro, vai registar-se um novo recorde no mercado grossista de eletricidade, com o preço nos 288,53 euros por megawatt hora (€/MWh), de acordo com dados do operador que gere o mercado ibérico diário e intradiário (OMIE).
O valor máximo até ao momento, recorde-se, tinha sido registado esta quarta-feira, altura em que o preço se cifrou nos 228,59€/MWh.
Por cá, o preço da eletricidade voltou a aumentar a 1 de outubro, depois da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) ter determinado uma subida de 1,05 euros por mês para a maioria dos consumidores em mercado regulado.
O anúncio foi feito pela ERSE em meados deste mês, tendo explicado que a "tarifa de energia reflete o custo de aquisição de energia do Comercializador de Último Recurso (CUR) nos mercados grossistas, sendo uma das componentes que integra o preço final pago pelos consumidores no mercado regulado".
A comissão parlamentar de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território aprovou, na quarta-feira, por unanimidade, a audição do ministro do Ambiente, sobre a subida do preço da eletricidade e o programa de medidas antichoque.
O requerimento do grupo parlamentar do Partido Social Democrata (PSD), incluía também as audições de várias entidades, entre elas a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), que aguardam agendamento.
Governo não vai apresentar proposta de alteração ao IVA da eletricidade
O Ministério do Ambiente disse, na semana passada, que não será apresentada qualquer proposta de alteração ao IVA da eletricidade para o próximo Orçamento do Estado e que "nem a mesma se justifica".
A posição do Ministério do Ambiente, num comunicado enviado à Lusa, surge no dia em que o ministro do Ambiente e da Transição Energética defendeu, numa entrevista à TSF e ao Dinheiro Vivo, que o IVA da eletricidade é uma matéria que, "naturalmente", vai ser discutida em sede de Orçamento do Estado, notando que este imposto desceu para quase 85% dos contratos domésticos.
Entretanto, o Parlamento Europeu vai debater hoje, em sessão plenária, a escalada dos preços da eletricidade devido aos aumentos globais no gás, visando encontrar instrumentos para a União Europeia (UE) e os Estados-membros recorrerem para aliviar as famílias.
[Notícia atualizada às 12h37]
Leia Também: Eurodeputados debatem hoje soluções europeias para aumentos da luz