"O Plano de Negócios 2021-25 da EDP -- Energias de Portugal, S.A. ("EDP") tem um objetivo de crescimento de 20 GW e, como tal, a EDP está constantemente a analisar oportunidades de crescimento nas diversas regiões", refere a empresa num comunicado publicado ao final da noite de terça-feira no 'site' da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Contudo, e face às notícias avançadas na terça-feira na comunicação social "sobre uma possível aquisição da Sunseap", a EDP clarifica que "não finalizou qualquer negociação, nem assinou qualquer acordo para a aquisição da Sunseap".
"Como habitual, a EDP informará o mercado se e quando alcançar um acordo vinculativo referente a qualquer transação material", salienta.
A agência Reuters noticiou na terça-feira que a EDP Renováveis estará em "conversações avançadas" para adquirir uma posição maioritária na congénere de Sinagupura Sunseap Group: "Embora o negócio ainda não esteja fechado, as negociações estão numa fase muito, muito avançada", disse uma fonte do setor, citada pela agência de notícias.
A EDP Renováveis, controlada em 75% pelo grupo EDP, estará a negociar adquirir, sobretudo, as participações da elétrica tailandesa Banpu (que detém 49% da Sunseap) e da estatal tailandesa Temasek Holdings, entre outros investidores, e admite investir "pelo menos mil milhões de dólares" no negócio, adiantou a fonte.
De acordo com a Reuters, a operação poderá avaliar a Sunseap -- que opera na energia solar e tem negócios na China, Taiwan e Japão - em 742 milhões de dólares (cerca de 638,6 milhões de euros) e permitiria à EDP Renováveis alcançar uma forte presença na energia solar na Ásia.
Leia Também: Lucro da EDP Brasil sobe 70% no 3.º trimestre para cerca de 79 milhões