Costa diz que números da taxa de desemprego são "bastante impressivos"

Os dados divulgados esta quarta-feira pelo INE revelam que a taxa de desemprego caiu para 6,1% no 3.º trimestre. Em reação a estes números, o primeiro-ministro diz que são "bastante impressivos".

Notícia

© Getty Imagens

Notícias ao Minuto
10/11/2021 15:02 ‧ 10/11/2021 por Notícias ao Minuto

Economia

taxa de desemprego

O primeiro-ministro, António Costa, disse esta quarta-feira que os números do mercado de trabalho, divulgados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), são "bastante impressivos", referindo-se ao facto de a taxa de desemprego ter caído para 6,1% no 3.º trimestre do ano

"Ninguém tem dúvidas que Portugal cumprirá os seus compromissos europeus. Temos uma longa tradição de, mudando os governos, os compromissos serem cumpridos. Obviamente está toda a gente surpreendida porque Portugal tem boa reputação internacional como um país estável e previsível, um país onde as legislaturas se cumprem (...) E de facto, têm dificuldades em perceber como é que surge uma crise num momento em que estamos em 1.º lugar na vacinação, somos dos dos países que estamos a recuperar mais fortemente da crise económica, como estamos a reduzir o emprego. Ainda hoje os números do INE são bastante impressivos, uma taxa de desemprego que já vai nos 6,1%", disse o primeiro-ministro, em declarações aos jornalistas em Berlim, à margem dos encontros com o líder do SPD, Olaf Scholz, e com a chanceler Angela Merkel. 

A taxa de desemprego desceu para 6,1% no 3.º trimestre, de acordo com os dados divulgados, esta quarta-feira, pelo INE. No 2.º trimestre do ano, refira-se, a taxa de desemprego fixou-se nos 6,7%.

Também em reação a estes números, o Ministério do Trabalho sublinhou que a taxa de desemprego está "no nível mais baixo da década". O Governo sublinhou ainda que "face ao trimestre homólogo, em que a taxa de desemprego estava nos 8%, a diminuição também é expressiva, atingindo praticamente dois pontos percentuais". 

Leia Também: Taxa de desemprego desce para 6,1% no terceiro trimestre

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas