Os preços das comunicações descem mais em Portugal do que na Europa, de acordo com a Associação dos Operadores de Comunicações Eletrónicas (Apitrel).
Segundo a associação, os "preços nos pacotes de comunicações, usados por 89,4% das famílias portuguesas, baixaram nos últimos 36 meses -2,4%, enquanto que na UE27 subiram +2,6%", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
Citando dados do Eurostat, a Apitrel diz que os dados de outubro "demonstram mais uma vez a forte dinâmica competitiva do mercado português de comunicações eletrónicas".
Nos serviços em pacote, "aqueles que as famílias portuguesas cada vez mais preferem, e que no final de 2020 já eram subscritos por 89 em cada 100 famílias (de acordo com dados da ANACOM), os preços baixaram nos últimos 36 meses: em PT -2,4%, enquanto na UE27 aumentou +2,6%. Nos últimos 12 meses manteve-se esta tendência, com os preços na UE27 a subirem +0,3% e em Portugal apenas +0,2%".
Relativamente aos serviços em internet fixa, "nos últimos 36 meses os preços baixaram -3,2%, contra uma descida na UE 27 de -2,37%. Ao mesmo tempo que há uma forte redução nos preços, a taxa de cobertura de redes fixas de alta velocidade (em fibra ótica) tendo atingido uma cobertura de 87,6%, o que significou um crescimento de 6,6 p.p. nos últimos doze meses".
Leia Também: Os pareceres de Bruxelas e outras 3 coisas a saber para começar o dia