Subida das exportações mostra que empresas estão a superar dificuldades

O ministro da Economia considerou hoje que os "resultados impressionantes" do comércio internacional em novembro divulgados pelo INE demonstram que as empresas portuguesas têm enfrentado "da melhor maneira" as dificuldades da conjuntura internacional.

Notícia

© Lusa

Lusa
10/01/2022 14:07 ‧ 10/01/2022 por Lusa

Economia

Siza Vieira

 

Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), as exportações portuguesas de bens aumentaram 15,7% e as importações subiram 32,3% em novembro de 2021 face ao mesmo mês de 2020. Relativamente a novembro de 2019, período pré-pandémico, as exportações cresceram 15,1% e as importações 17,0%.

Considerando que estes são "resultados impressionantes", Pedro Siza Vieira destaca que, no acumulado de janeiro a novembro de 2021, as exportações estão "5,2% acima" do mesmo período de 2019, "batendo, por isso, mais um recorde".

"Estes números acompanham os dados, também hoje divulgados, do volume de negócios na indústria, que cresceu mais de 16,6%", sustenta o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital numa declaração enviada à comunicação social.

De acordo com Siza Vieira, estes valores são "compatíveis com o grande crescimento do emprego" -- "temos hoje a população empregada em maior volume de sempre", salientou -, e também com "o crescimento muito significativo do investimento empresarial".

"Estes dados demonstram que as empresas portuguesas, numa conjuntura internacional que tem tido algumas dificuldades, têm sido capazes de conquistar quota de mercado e enfrentar da melhor maneira as dificuldades de abastecimento de matérias-primas ou de componentes críticas", sustentou, rematando: "São bons dados para a recuperação da economia portuguesa".

Leia Também: O que se sabe sobre a Deltacron, a (possível) nova variante do SARS-CoV-2

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas