UE aprova apoio de 175 milhões para 8 países da África Central e Oriental
A União Europeia (UE) aprovou hoje um financiamento de 175 milhões de euros a projetos humanitários em oito países da África Ocidental e Central, segundo um comunicado da Comissão Europeia.
© Getty Imagens
Economia Comissão Europeia
Os países visados pelo financiamento hoje aprovado para 2022 são o Burkina Faso (23,5 milhões de euros), os Camarões (16 milhões de euros), a República Centro-Africana (17 milhões de euros), o Chade (26,5 milhões de euros), o Mali (25 milhões de euros), a Mauritânia (8,5 milhões de euros), o Níger (24 milhões de euros) e a Nigéria (34 milhões de euros).
Entre os projetos a apoiar incluem-se a assistência às pessoas afetadas por conflitos e às comunidades que acolheram refugiados, a proteção de pessoas vulneráveis e o apoio de medidas para enfrentar crises alimentares e desnutrição aguda grave entre as crianças menores de cinco anos, garantir o acesso a cuidados básicos de saúde e à educação.
O apoio hoje aprovado integra uma assistência mais vasta prestada pela UE à região, incluindo através de contribuições da "Equipa Europa" para a Resposta Global ao Coronavírus, apoio ao esforço de distribuição de vacinas através do mecanismo Covax, e outras ações de apoio a longo prazo para reforçar sistemas de saúde frágeis.
Segundo o comunicado, a região da África Ocidental e Central é uma das mais pobres e mais frágeis do mundo, sendo afetada por uma combinação de grandes crises humanitárias prolongadas e recorrentes, impulsionadas por conflitos e agravadas pela insegurança alimentar, subnutrição crónica, riscos naturais, epidemias e alterações climáticas.
Em 2021, mais de 35,2 milhões de pessoas na região necessitaram de ajuda de emergência.
Leia Também: UE anuncia queixa contra a China na Organização Mundial do Comércio
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com