Meteorologia

  • 05 NOVEMBER 2024
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 22º

'Verde-código-verde'. Rede de terminais de pagamento faz 35 anos

Até ao final do ano passado, existiam em Portugal mais de 424 mil Terminais de Pagamento Automático (TPA) da rede Multibanco.

'Verde-código-verde'. Rede de terminais de pagamento faz 35 anos
Notícias ao Minuto

10:34 - 03/02/22 por Notícias ao Minuto

Economia SIBS

A SIBS assinala este mês o 35.º aniversário do 'verde-código-verde', ou seja, do lançamento da rede de Terminais de Pagamento Automático (TPA) da rede Multibanco, que permitem o pagamento de compras e serviços com cartões bancários.

"Em 1987 foram disponibilizados 10 terminais que totalizaram no final desse ano mais de 112 mil operações. Quase 35 anos mais tarde (dados de dezembro de 2021) existiam em Portugal mais de 424 mil equipamentos. Aliás, desde o lançamento da rede e até ao final de 2021, foram efetuadas cerca de 17.000.000.0000 (17 mil milhões) de compras nos Terminais da Rede MULTIBANCO, num valor superior a 673 mil e 800 milhões de euros", indica a SIBS, em comunicado. 

"A expressão verde-código-verde faz parte do dia-a-dia e da vida dos portugueses apesar de, hoje, 35 anos após o lançamento desta rede gerida pela SIBS, já todos conhecerem o método de inserção do PIN no TPA e, muitas vezes, este já nem ser preciso para proceder ao pagamento das suas compras", revela Madalena Cascais Tomé, CEO da SIBS, citada no mesmo comunicado. 

A empresa de pagamentos revela ainda que "está a preparar ainda novidades neste serviço que tornarão os pagamentos cada vez mais digitais, simples, cómodos e seguros".

A SIBS adianta que, em 2008, acrescentou a esta rede de terminais o MB SPOT, "um serviço que permite aos seus utilizadores efetuar outras operações além das tradicionais compras, como sejam o pagamento de serviços ou ao Estado".

Leia Também: Museu do Caramulo mostra 'online' propaganda da segunda Guerra Mundial

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório