Nova semana, novo aumento: Quanto já encareceram os combustíveis em 2022?

Os cálculos do Notícias ao Minuto revelam que, só este ano, o preço médio da gasolina simples 95 subiu 12 cêntimos, ao passo que o do gasóleo simples cresceu 14 cêntimos. 

Notícia

© shutterstock

Notícias ao Minuto
14/02/2022 08:45 ‧ 14/02/2022 por Notícias ao Minuto

Economia

combustíveis

A entrada em mais uma semana traz um novo acréscimo dos preços dos combustíveis, algo que tem sido constante desde o início do ano. Os cálculos do Notícias ao Minuto revelam que, só este ano, o preço médio da gasolina simples 95 subiu 12 cêntimos, ao passo que o do gasóleo simples cresceu 14 cêntimos. 

A gasolina simples 95, que no último dia do ano passado custava em média 1,664 euros por litro, agora custa 1,785 euros por litro, segundo dados da plataforma Preços dos Combustíveis Online. São mais 12 cêntimos. 

No caso do gasóleo simples, o preço médio era de 1,497 euros por litro a 31 de dezembro de 2021, sendo que os dados mais recentes, com data de 13 de fevereiro de 2022, mostram que o preço está agora nos 1,639 euros por litro. Contas feitas, são mais 14 cêntimos. 

De acordo com a SIC Notícias, sublinhe-se, a gasolina passará custar mais entre 1,5 e 2 cêntimos esta segunda-feira, enquanto o gasóleo terá uma variação de preço entre 0,5 e 1 cêntimo. 

Notícias ao Minuto Evolução do preço médio do gasóleo simples e da gasolina simples 95 desde o início do ano© Reprodução do site Preços dos Combustíveis Online

Estes aumentos acontecem numa altura em que também aumentam os preços da matéria-prima nos mercados internacionais. Na semana passada, Agência Internacional de Energia (AIE) disse, inclusive, que os preços do petróleo vão permanecer por agora elevados devido ao aumento da procura, que será superior a 100 milhões de barris por dia, e à lenta recuperação da produção e refinação.

A eliminação progressiva das restrições sanitárias devido à pandemia e a consequente reativação da atividade económica a nível global irá puxar a procura, mas também manterá os preços elevados, que em janeiro excederam os 90 dólares por barril, precisa a AIE no relatório mensal sobre o mercado petrolífero hoje divulgado.

A cotação do petróleo acima dos 90 dólares, que aumentou 50% num ano, é a mais alta desde 2014.

Leia Também: Após ciberataque, laboratórios Germano de Sousa mantêm-se encerrados

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas