Os sistemas informáticos da Caixa Geral de Depósitos (CGD) estão em baixo esta segunda-feira, tanto online como ao balcão, mas a empresa afasta o cenário de ataque informático, avança o Público. A expectativa é que os serviços sejam restabelecidos durante o dia.
No site Downdetector é possível perceber que houve um acréscimo do número de notificações ao longo da manhã desta segunda-feira, com os utilizadores a indicarem "potenciais problemas" em aceder aos serviços digitais da CGD.
Fonte oficial da instituição disse ao Público que "há um constrangimento informático que está a afetar a nossa plataforma de balcões desde o meio da manhã de hoje", partilhando que a expectativa é que estas dificuldades sejam ultrapassadas ao longo do dia.
Apesar de tudo e tendo em conta as notícias dos últimos dias sobre ciberataques, a mesma fonte garantiu ao jornal que "não se trata de um ataque informático".
Vale recordar que os laboratórios de análises clínicas Germano de Sousa mantêm-se hoje fechados ao público na sequência do ataque informático, estando o grupo a tomar as diligências necessárias para recuperar a sua atividade o mais breve possível.
O Grupo Germano de Sousa adiantou na quinta-feira da semana passada que a sua equipa de cibersegurança está em estreita articulação com todas as autoridades competentes, nomeadamente, a Polícia Judiciária, a Comissão Nacional de Proteção de Dados] e o Centro Nacional de Cibersegurança.
Leia Também: Cerca de 2.500 moçambicanos pedem ajuda no Maláui após tempestade Ana