A marca portuguesa Wonther anunciou o lançamento de uma coleção de cinco joias no Open Sea, um marketplace de NFTs (non-fungible token ou registo não fungível, na tradução em português). A coleção chama-se 'Interlinked - True Connection'.
"Uma joia em NFT significa que cada joia é única e não replicável. Uma NFT garante quem é o proprietário da joia, e ainda armazena todo o histórico de transações por trás desta, de forma que este não pode ser apagado ou modificado", refere a Wonther num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
Para comprar uma peça desta coleção é necessário deter a criptomoeda ethereum, indica a empresa na mesma nota.
"Cada joia tem um número limitado de unidades, sendo sempre acompanhada pelo respetivo certificado NFT, um certificado de autenticidade", pode ainda ler-se.
"Uma ligação genuína não se pode falsificar, tal como não se pode falsificar uma NFT. A nossa ideia é que estes links passem de pessoa em pessoa e sejam um símbolo de exclusividade emocional", revela Olga Kassian, fundadora da marca, citada no mesmo comunicado.
A coleção "simboliza a ligação verdadeira que temos com alguém especial" e o "intuito é criar a possibilidade de oferecer uma joia única a alguém por quem sentirmos uma ligação única na vida, seja ela de amizade, amor ou família".
Para isso, "basta transferir o certificado de autenticidade da NFT para a outra pessoa. Apesar das joias serem virtuais, a marca vai entregar uma versão física correspondente a quem adquirir a virtual".
A cinco joias existem em versões desde ouro com diamantes, prata banhada a ouro de 24k, prata banhada a estanho e prata natural. Cada joia é diferente e corresponde à sua versão real. Os valores vão desde os 120 euros aos 13.800 euros.
Leia Também: Trump vai vender NFTs de momentos-chave da sua passagem pela Casa Branca