Se ainda não validou as faturas para efeitos do IRS, saiba que tem até sexta-feira, dia 25 de fevereiro, para o fazer, uma vez que é nessa data que termina o prazo. Pode fazê-lo através do Portal das Finanças ou da aplicação do Fisco lançada para o efeito.
"Até dia 25 de fevereiro valide as suas faturas e as dos seus dependentes para poder beneficiar das deduções no IRS de 2021. Se tem atividade empresarial e profissional afete as respetivas despesas", pode ler-se no Portal das Finanças.
Classificar as faturas pendentes é um passo importante na campanha do IRS, uma vez que garante que está a validar despesas que de outro modo não serão consideradas pelas Finanças no apuramento do imposto.
Se ainda não foi ao Portal das Finanças, a AT recomenda que o faça e verifique os seguintes pontos:
- Se têm faturas na situação 'Complementar Informação Faturas' e, em caso afirmativo, complete com a informação em falta;
- Se as faturas foram comunicadas pelos agentes económicos e caso detete alguma omissão registe as faturas em falta;
- Se as faturas foram inseridas no setor correto, podendo reafetá-las caso a entidade emitente esteja registada na AT com esse Código de Atividade Económica (CAE).
"Caso as despesas de saúde, formação e educação tenham sido realizadas fora do território português e os encargos com imóveis tenham sido realizados noutro Estado membro da União Europeia ou do Espaço Económico Europeu, com o qual exista intercâmbio de informação em matéria fiscal, pode comunicá-las através do portal das finanças, inserindo os dados essenciais da fatura ou documento equivalente que as suporte", adianta ainda a AT.
Pode consultar aqui todos os prazos da campanha do IRS a ter em conta e aqui outros artigos do Notícias ao Minuto sobre o mesmo tema.
Leia Também: Novas tabelas dão mais 12€ por mês a trabalhador com salário de 925€