Os empréstimos a particulares continuaram a acelerar no arranque de 2022, de acordo com os dados divulgados esta sexta-feira pelo Banco de Portugal (BdP). Bancos emprestaram aos particulares 97,2 mil milhões de euros no primeiro mês do ano.
"No início do ano, os empréstimos aos particulares continuam a acelerar nas finalidades habitação e consumo", pode ler-se no comunicado do BdP.
No final de janeiro, o montante total de empréstimos concedidos pelos bancos aos particulares era de 97,2 mil milhões de euros na finalidade habitação e de 19,5 mil milhões de euros na finalidade consumo.
"Durante o mês de janeiro, estes empréstimos cresceram, respetivamente, 4,5% e 3,3% em relação a janeiro de 2021", pode ler-se.
E às empresas?
No final de janeiro de 2022, o montante total de empréstimos concedidos pelos bancos às empresas era de 75,9 mil milhões de euros.
"Durante o mês de janeiro, estes empréstimos cresceram 4,6% em relação a janeiro de 2021, interrompendo um período sucessivo de oito meses de desaceleração", nota o BdP.
De acordo com o supervisor, "esta aceleração é justificada, em grande medida, pelos empréstimos concedidos às empresas do setor da eletricidade, gás e água".
Leia Também: Nações Unidas relatam pelo menos 25 civis mortos e 102 feridos na Ucrânia