O Santander e a Cruz Vermelha Portuguesa anunciaram na quarta-feira o lançamento de uma conta bancária para a angariação de fundos de apoio humanitário à Ucrânia, podendo os donativos ser enviados por transferência bancária para o IBAN PT50 0018 0008 02474889020 33.
Em comunicado enviado às redações, o Santander Portugal explica que desenvolveu já outras medidas de apoio à Ucrânia, entre as quais se destacam a "isenção da comissão da conta de serviços mínimos bancários durante um período de 12 meses para cidadãos ucranianos que venham para Portugal e abram uma conta no Santander Portugal até final de 2022, e pela isenção, até ao final do corrente ano, das comissões de transferências permitidas de/para o país Ucrânia".
A partir de hoje é também disponibilizada uma "linha telefónica de apoio ao cliente em idioma ucraniano, que tem como principal objetivo apoiar pessoas que não dominam a língua portuguesa e tenham assim condições de comunicar com o Banco e explicarem as suas necessidades". A linha telefónica – Santander Apoia Ucrânia – tem o número 21 780 71 76 (custo de chamada fixa) e funcionará das 9h às 13h e das 14h às 18h nos dias úteis.
"Para ajudar na resposta à crise humanitária, o grupo Santander fez um donativo de um milhão de euros à Cruz Vermelha Internacional (International Federation Red Cross - IFRC) e à Agência das Nações Unidas de apoio ao Refugiado (ACNUR) que estão a prestar uma ajuda vital aos refugiados ucranianos", pode ainda ler-se no mesmo comunicado.
Leia Também: Santander espera que processo da banca "morra" no Tribunal