A plataforma criada pelo Governo para reunir ofertas de trabalho de empresas para refugiados ucranianos em Portugal já recolheu 20 mil propostas até esta sexta-feira, de acordo com dados cedidos pelo Ministério do Trabalho ao Notícias ao Minuto.
"Esta manhã estavam registadas 20.000 vagas/postos de trabalho", adiantou fonte oficial da tutela.
'Portugal for Ukraine' é uma iniciativa do Executivo português, lançada a 28 de fevereiro, para apoiar os cidadãos da Ucrânia que pretendem, por razões de conflito armado e humanitárias, residir em Portugal.
As empresas podem manifestar a intenção de recrutar cidadãos ucranianos, através do preenchimento de um formulário, disponível no site oficial do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).
A ministra do Trabalho e da Segurança Social, Ana Mandes Godinho, fez um apelo para que as empresas continuem a disponibilizar ofertas de emprego, indicando que o IEFP tem agora uma ‘task force’ para garantir a melhor adequação possível entre as qualificações e perfil dos ucranianos que chegam a Portugal e as necessidades das empresas.
É de realçar que o Governo aprovou, na semana passada, um mecanismo simplificado para a obtenção de proteção temporária por parte de refugiados ucranianos, prevendo que os cidadãos que cheguem a Portugal tenham a garantia de ficar em situação regular, sendo-lhes atribuído de forma automática número de identificação fiscal (NIF), número de identificação da Segurança Social (NISS) e número de utente do Serviço Nacional e Saúde (SNS).
Leia Também: Egito executou sete defensores de direitos humanos