Principais bancos japoneses suspendem transações com russo Sberbank

Os principais bancos do Japão vão suspender as transações em dólares com o Sberbank, o maior banco russo, em coordenação com as novas sanções impostas pelos EUA pela invasão da Ucrânia pela Rússia, disseram hoje meios de comunicação locais.

Notícia

© Getty Images

Lusa
26/03/2022 11:32 ‧ 26/03/2022 por Lusa

Economia

Ucrânia

Os três grandes grupos bancários asiáticos do país, Mitsubishi Financial Group (MUFG), Sumitomo Mitsui Financial Group e Mizuho Financial Group, suspenderão as transações em dólares com o Sberbank através dos Estados Unidos.

Os Estados Unidos acrescentaram o Sberbank à lista de entidades sancionadas no final de fevereiro e a proibição de transações na sua moeda a partir de hoje.

A medida afetará as operações das empresas japonesas que operam na Rússia, que terão de encontrar alternativas para as suas operações financeiras, referem os meios de comunicação locais.

A União Europeia (UE), por seu lado, não incluiu o Sberbank quando expulsou os principais bancos russos do sistema de mensagens financeiras Swift, que é utilizado para processar uma grande parte das transações energéticas do bloco.

O banco japonês Mitsubishi UFJ, parte do grupo MUFG, suspenderá também todas as transações com o Sberbank em moedas estrangeiras, além do dólar.

Até ao momento, os três grandes bancos japoneses suspenderam transações com outros bancos russos sancionados, tais como o Banco da Rússia e o VTB, sendo este último o segundo maior da Rússia.

O Japão tem vindo a aderir à ronda de sanções que outros países do G7 e a UE têm vindo a impor à Rússia desde que invadiu a Ucrânia, uma lista que já afeta 101 cidadãos russos e 130 entidades russas, incluindo as indústrias naval, aeroespacial e tecnológica.

Tóquio também apoiou a exclusão dos bancos russos do sistema Swift e o veto às exportações de semicondutores, maquinaria para a indústria petrolífera e outras tecnologias com potencial de guerra.

Leia Também: Ucrânia: Oligarca Usmanov diz que conseguiu contornar as sanções

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas