Os preços dos combustíveis voltaram a ficar mais caros no arranque desta semana, com o gasóleo a destacar-se. Os condutores não podem controlar os preços, mas podem controlar o consumo que fazem e há algumas dicas que podem ajudar a poupar ao volante.
"Atenção aos pedais. Especialmente, o da direita. A forma como conduz e o uso que faz dos instrumentos e especificações do seu carro podem fazer toda a diferença", diz o Automóvel Club de Portugal (ACP), que apresenta os seguintes sete conselhos:
1. Seja suave no acelerador - "Evite acelerações bruscas. Uma aceleração suave, ou seja, o equivalente a 20 km/h de 5 em 5 segundos, pode permitir uma poupança de combustível de cerca de 10%."
2. Travar, sem travar - "Ou seja, levante o pé do acelerador para diminuir a velocidade, em vez de utilizar o pedal do travão, por exemplo na antecipação de semáforos ou sinal de stop. Este pequeno hábito ajuda a poupar cerca de 2% de combustível."
3. Olhos no conta-rotações - "Um instrumento muito importante que, entre várias funcionalidades, também serve para informar sobre quando mudar de velocidade. Nos carros a gasolina, mude de velocidade ao chegar às 2500 rpm ou às 2000 rpm nos carros a gasóleo. A maior parte dos veículos recentes possuem indicação do momento certo para a mudança de velocidade. Siga esse conselho."
4. Use e abuse do 'cruise control' - "Se o seu carro possui esta funcionalidade, aproveite. Além de ajudar a poupar combustível é muito útil para que não ultrapasse o limite de velocidade na via em que transita."
5. Pense na aerodinâmica - "Retire as caixas de bagagem do tejadilho quando não precisar delas. Este cuidado permite poupar até 20% de combustível."
6. Feche as janelas - "Sobretudo quando viajar em autoestrada, e sempre que usar o ar condicionado."
7. Ainda o ar condicionado - "Além de servir para mover o carro, o combustível também dá energia ao sistema de ar condicionado. Use-o com moderação, selecionando uma temperatura amena. Selecionar uma temperatura mais baixa só vai fazer com que funcione no máximo e gaste mais combustível, durante mais tempo. Não se esqueça de desligar o ar condicionado pouco antes de finalizar a viagem e passar apenas para a ventilação. É mais um pequeno gesto que ajuda a poupar mais um pouco de combustível."
Leia Também: Aumento extraordinário das pensões deve custar 197 milhões de euros