Mais de 800 mil contribuintes já cumpriram com a obrigação fiscal de entregar a declaração de IRS referente aos rendimentos de 2021. A expectativa, recorde-se, é que o processamento dos reembolsos do IRS se inicie na primeira quinzena de abril - quem está abrangido pelo IRS automático deverá receber primeiro.
De acordo com as estatísticas do Portal das Finanças, até às 1h24 desta segunda-feira, dia 4 de abril, foram entregues 836.431 declarações do IRS. A entrega da declaração arrancou na sexta-feira, dia 1 de abril.
Logo no primeiro dia, sublinhe-se, até às 18h00 foram entregues 456,4 mil declarações, das quais 54% foram submetidas de forma automática, segundo o Ministério das Finanças.
Os contribuintes têm até ao dia 30 de junho para submeter a declaração de rendimentos no Portal das Finanças. Pode ler o guia do Notícias ao Minuto sobre como entregar o IRS aqui.
Mais de 800 mil contribuintes já entregaram IRS© Reprodução do Portal das Finanças
Processamento dos reembolsos do IRS começa na 1.ª quinzena de abril
O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, estima que o processamento dos reembolsos do IRS se inicie na primeira quinzena de abril, devendo os contribuintes abrangidos pelo IRS automático estar entre os primeiros contemplados.
"Começaremos a fazer processamento de reembolsos durante a primeira quinzena de abril", referiu António Mendonça Mendes em declarações à Lusa a propósito do arranque da nova campanha do IRS, na semana passada.
Para o secretário e Estado dos Assuntos Fiscais, "não há nenhum motivo" para que este ano não se regresse aos prazos de reembolsos observados no período pré-pandemia e que "são prazos que andam à volta dos cerca de 17 dias em média", após a entrega da declaração.
Esta média, precisou, resulta do prazo médio entre 11 e 12 dias para o processamento dos reembolsos do IRS automático e de entre 19 e 20 dias para o IRS manual.
Leia Também: Combustíveis mais baratos e outras 3 coisas a saber para começar o dia