Mais de metade dos portugueses (65%) preferem preencher a sua própria declaração do IRS, de acordo com uma análise da plataforma Fixando, divulgada na segunda-feira.
"A maioria dos inquiridos (65%) assume sentir-se apto para preencher a sua declaração de IRS de forma independente, sendo que 24,4% revela contratar a ajuda de um contabilista, por preferirem entregar a responsabilidade a alguém com mais experiência ou por não o saberem fazer sozinhos, enquanto 8,7% opta por recorrer ao apoio de familiares e amigos", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
Além disso, o preenchimento automático da declaração "parece ter servido de solução à maioria dos participantes neste estudo (63,3%), que revelam não ter o hábito de fazer mais do que uma simulação com o intuito de maximizar o seu reembolso (51,1%), além de considerarem os seus conhecimentos sobre o IRS como medianos (21,8%)".
A análise da app Fixando tem por base 4.200 pedidos de serviços de contabilidade solicitados e surge após um inquérito realizado a 587 utilizadores, entre os dias 25 de março e 3 de abril.
A entrega do IRS, recorde-se, decorre até ao final de junho.
Leia Também: Beevo inaugura escritórios em Braga